4 de abr. de 2011

Algumas verdades da vida



Enquanto mais novos muitos de nós acreditamos que podemos abraçar o mundo e levamos esta crença até a idade adulta. Só o que muda, quando se cresce, é a amplitude deste mundo. Antes, o mundo, englobava coisas além dele, como o universo por exemplo. Queríamos ser atores, cantores, jogadores de futebol, astronautas, entre tantos outros. Hoje, trata-se do mundo que vivemos, construímos, nos relacionamos e traçamos planos.

Mas o que esquecemos, por vezes, é que o mundo se compõe de humanos e que nós também o somos. Pessoas cujas vidas dependem de etapas intimamente relacionadas e que se sucedem na busca pelo êxito pessoal: É preciso sonhar, transformar em objetivos, construir e realizar. Mas algo foge a regra. Todos temos sonhos. Vários tem objetivos. Alguns poucos constroem. Quase ninguém realiza. E é preciso nos perguntar: Por que há uma diminuição tão grande no numero de pessoas que avançam nestas etapas (todos, vários, alguns e quase ninguém)?

A resposta poderia até parecer simples: as pessoas se acostumam com o pouco. Mas é muito mais complexo do que isso. Quem não gostaria de ter uma vida fácil, lograda de êxitos, sem aperto financeiro e que permitisse alguns poucos luxos? Existem uma série de outras variáveis intrínsecas. Uma delas é que devemos valorizar o que é nosso, outra delas é que algumas vezes, para traçar planos de vida a curto, médio e longo prazos, nos apegamos a desejos e obstáculos que, para se realizarem ou vencermos, dependem de outras pessoas. E, pelo menos pra mim, coisas que independem dos meus esforços são as que mais exigem. É preciso ter paciência, saber calar-se e não questionar a boa vontade ou o aparente esforço, ou a falta dele, de quem se pediu um favor.

O que eu quis dizer com tudo isso? Não muito, quis apenas comprovar algumas verdades da vida: É difícil que as coisas saiam exatamente como planejado, ao mesmo tempo em que é fácil que conceitos caiam por terra. Há uma grande diferença entre se acostumar com o pouco e dar valor ao que se tem. Não existe evolução sem ambição (atente-se que ambição e ganância são coisas diferentes). Não existe êxito, verdadeiro, sem batalha. Nem tudo depende de nós e do nosso esforço. Não existe um momento novo sem imaginação. Não se trata de querer ou não querer, ou de ser melhor ou pior, se trata do que você tem em mãos e de suas perspectivas!

Sérgio Alves

Gostou do Texto? Comente [Clicando Aqui!]

Autor Sérgio Alves : 6 comments

6 Opiniões:

Adoreiii!!! o futuro está em nossas mãos, basta lutar!!!

Muitas vezes as pedras do caminho parecem enormes montanhas rochosas, mas quando analisadas de forma mais íntima são apenas parte de uma plana estrada. A gente quem decide nosso futuro e pra onde ir. Gostei, tudo que eu precisava ler hoje *-*

To sentindo que vc escreveu isso pra mim kkkk
que texto maravilhoso :)

Que texto maravilhoso! Proporcionou uma alta reflexão sobre as variáveis da vida. Parabéns, vc sempre me impressiona com seus textos.

Nem sei o que dizer, concordo em número gênero e grau. Abraços!

Concordo em número, gênero e grau, fantástico o texto, abraços!

TOP POSTAGENS